Video Of Day

Pará tem a maior galeria de títulos no futebol do Norte e Nordeste do Brasil

Estado ainda é oitavo maior no quesito "relevância", segundo o jornalista e comentarista da TV Liberal, Carlos Ferreira. Veja quem engrandece a lista
Meninas do Pinheirense comemoram o título inédito, a Série A2 do Brasileirão (Foto: Cezar Magalhães/ALLSPORTS)
O futebol paraense é o maior detentor de títulos nacionais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com nove taças. O último triunfo foi alcançado na tarde e noite de quarta-feira com o Pinheirense, que levantou o troféu de campeão da Série A2 Feminina, o equivalente à Segunda Divisão, em cima da Portuguesa de Desportos, em partida no Estádio da Curuzu, em Belém.
As meninas paraenses surpreenderam no primeiro confronto no Canindé, quando venceram por 2 a 1, e acabaram beneficiadas pelo critério do gol qualificado, semelhante ao que acontece na Copa do Brasil. No duelo de volta, apesar da derrota pelo placar mínimo, o General sagrou-se campeão da primeira edição do torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O pontapé inicial desse boom de títulos foi dado pela Tuna Luso, em 1985. A Águia Guerreira conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B em cima do Goytacaz, do Rio de Janeiro. Sete anos mais tarde, novamente a Lusa deu o segundo troféu aos paraenses, dessa vez, vencendo o Fluminense de Feira de Santana na decisão da Terceira Divisão.

Paysandu conquista Copa dos Campeões de 2002 (Foto: Marcos Michelin)
Porém, é o Paysandu o dono da maior galeria, com três títulos nacionais. São duas Séries B, em 1991 e 2001, e mais a Copa dos Campeões em 2002, de longe a maior conquista do Pará. Foi a partir dela que o Papão obteve o direito de disputar a Libertadores e viveu o seu apogeu no futebol, em uma campanha surpreendente na competição intercontinental.

O Clube do Remo engrandece a lista com a Série C de 2005, em uma campanha de altos e baixos, mas, sobretudo, de superação. O acesso foi confirmado na última partida, contra o Novo Hamburgo. De Santarém, com o São Raimundo, veio o primeiro campeão da Série D, em 2009. E ainda tem o Independente, em 1990, com o Torneio Nacional de Futebol Feminino, da CBF.



Remo foi campeão brasileiro da Série C de 2005 (Foto: Carlos Silva)
Fonte: Globoesporte-PA


Pará tem a maior galeria de títulos no futebol do Norte e Nordeste do Brasil Pará tem a maior galeria de títulos no futebol do Norte e Nordeste do Brasil Reviewed by Daniel Brasil on 16:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Follow Me @ SoraTemplates