Video Of Day

Torcidas se unem no Carnaval

26/02/2017


Festa em massa. Alegria ao povo. Emoção à flor da pele. Se o estima do leitor associou essas três reações ao futebol ou Carnaval,saiba que não está enganado. Iniciada oficialmente neste final desemana, a Folia de Momo, considerada a maior festa popular do País, tem lá as suas semelhanças com o futebol, o esporte símbolo dos brasileiros. Mas o que merece maior notoriedade é a comoção de ambas.

As duas práticas tiveram suas introduções de maneiras bem diferentes do que se vê nos dias atuais. Embora o Brasil seja conhecido como o País do Futebol,o esporte teve seus primeiros passos na Inglaterra, contando com sua profissionalização em solo nacional apenas em 1933, após uma série de questões sociais, raciais e econômicas. Já o Carnaval no Brasil, com origem portuguesa, se iniciou ainda noperíodo colonial, que à época, era uma festividade celebrada entre os escravos.

De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente a democratizaçãodas duas vertentes. Tanto o futebol quanto o Carnaval, pelo apelo popular, acabaram se tornando uma ‘válvula de escape’ para os cidadãos que, com todas as dificuldades e problemas, arrumaram, entre uniformes e fantasias, um jeito alegre de viver. Tal harmonia pode ser vistatanto nas ruas, sambódromos e avenidas, quanto nos estádios.

ENREDO DE ESCOLA

Exemplos dessa ligação foram vistas em 2005, com o Clube do Remo; e em 2014, com o Paysandu,quando uma escola desamba, o Rancho Não Posso me Amofiná, homenageou as duas equipes em seus respectivos centenários, se consagrando campeã nas duas oportunidades, no Carnaval de Belém, tendo como enredo a tradição dos dois clubes.

Com tamanha afinidade, não édifícil constatar a proximidade até na beira dos gramado s. Trajando chapéus, bandeiras e com instrumentos musicais, é possível ouvir, em alto e bom som entre as charangas dos times, tradicionais marchinhas, como Explode Coração ou Mamãe eu Quero, ao redor das arquibancadas.

Quer mais? Basta lembrar que, em plena Copa do Mundo, a seleção brasileira de 2002, ao ser campeã no Japão e Coreia do Sul, fez um verdadeiro Carnaval entre uma partida e outra, quando foi campeã naquela edição.

Sendo assim, é evidente que hoje em dia, as arquibancadas podem ser consideradas grandes espaços para os foliões-torcedores, assim como o reinado de Momo é um grande espaço para a promoção do futebol.
Fonte: DOL/Matheus Miranda
Torcidas se unem no Carnaval Torcidas se unem no Carnaval Reviewed by adm on 18:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Follow Me @ SoraTemplates